Projeto da UnB quer transformar chorume do lixo em energia elétrica

Publicado em 28/02/2022 - 10:10 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sabe aquele líquido preto que sai do lixo, com cheiro forte, e aparentemente sem utilidade nenhuma, senão poluir? Pois é, ele pode se transformar em energia elétrica!

É o que propôs a equipe formada por pesquisadores da UnB-Embrapa, que conquistou a medalha de ouro em um torneio internacional de biologia sintética.

Eles foram campeões na versão latino-americana do torneio IGEM (Áid-gem), International Genetically Engineered Machine, pela categoria Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade.

Pioneiro no Centro-Oeste na área de biologia sintética, o time surgiu em maio de 2021 e, dois meses depois, estreou na competição com o projeto Gilluz, cuja ideia central é utilizar microrganismos vivos modificados geneticamente para transformar em energia elétrica o líquido tóxico gerado pela decomposição do lixo do Aterro Sanitário de Brasília.

A professora Cíntia Marques Coelho, do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, que participou da pesquisa, explica que o diferencial do Gilluz está no potencial para usar solucionar dois problemas de âmbito mundial: a biorremediação do chorume descartado, ou seja, o uso de microrganismos para degradar os componentes tóxicos do líquido, e a geração de energia limpa.

Também se destaca a preocupação do projeto em propor saídas para o forte cheiro do chorume, que impacta também a qualidade de vida da população que trabalha nos aterros ou mora perto.

Segundo Cíntia Coelho, da UnB, o projeto está ainda na fase teórica, por causa da dificuldade em utilizar os laboratórios nesta época de pandemia da covid. Mesmo assim, ela aponta que o estudo já é relevante.

Os próximos passos do projeto ainda não estão delineados pelo grupo, mas o objetivo é seguir a pesquisa ao longo deste ano e colocá-lo em prática.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo