Pimenta amazônica pode ser usada contra o câncer

Publicado em 29/03/2022 - 16:46 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma pimenta da Amazônia pode ser mais um instrumento contra o câncer. Pesquisa das Universidades Federais do Amazonas e do Ceará quer descobrir se as pimentas Longa, Óleo Elétrico e Jaborandi-Falso têm substâncias para combater a doença.

Essas pimentas brasileiras pertencem ao gênero Piper, que tem espécies usadas na medicina de forma milenar em outros países.

A pesquisadora do Laboratório de Oncologia Experimental da UFC, Cláudia do Ó Pessoa, explica que o estudo quer saber se a Piper amazônica também pode ajudar contra o câncer.

A pesquisadora diz que mais de 40% das drogas anticâncer usadas hoje vieram da biodiversidade, mas nenhuma do Brasil. Ela destaca a importância de o país conhecer o próprio potencial.

A pesquisa com a Piper da Amazônia está em fase preliminar para identificar compostos e princípios, que serão testados em modelo animal. Só com esses resultados é possível avaliar o avanço para testes em humanos.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo