O câncer no colo do útero é provocado pela infecção de alguns tipos de vírus HPV. Uma doença sexualmente transmissível e o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Já existe no Brasil uma campanha de vacinação gratuita entre os jovens para prevenção. Mas para aquelas mulheres que apresentam o quadro infeccioso, entre as opções oferecidas estão cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo trabalha em uma nova vacina para tratar quem já tem a doença como explica a pesquisadora Bruna Maldonado. De acordo com a pesquisadora, a vacina pode reduzir os custos do tratamento.
O projeto da USP teve início há duas décadas e contou com a contribuição de vários pesquisadores ao longo desse período.
Nos testes em camundongos e em células humanas, a vacina apresentou resultados promissores, mas ainda tem um longo caminho regulatório a percorrer e também depende de investimentos.