ABC será presidida por uma mulher pela primeira vez em 106 anos

Publicado em 03/05/2022 - 09:55 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Ciências será presidida por uma mulher pela primeira vez em 106 anos. A biomédica Helena Nader, que já era vice-presidente, toma posse nesta quarta-feira para um mandato de três anos a frente da entidade, fundada em 1916 para promover o avanço científico no país. Doutora em Ciências Biológicas e professora da Universidade Federal de São Paulo, ela já dedicou 56 dos seus 74 anos de idade à ciência.

E além dos avanços no laboratório e das contribuições em sala de aula, Helena integra há muitos anos diversas entidades científicas e também já presidiu outro importante colegiado do país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Apesar de ter alcançado um patamar tão alto, ela admite que o caminho é mais complicado para as mulheres, o que fica evidente no fato de ser a primeira presidente da ABC em mais de um século.

A desigualdade de gênero está no radar da nova gestão da Academia Brasileira de Ciências que, nas palavras de Helena, vai ser focada em como a academia pode contribuir de forma mais eficiente para a educação no país, em todas as áreas do conhecimento. Mas enquanto a mudança acontece, ela conclama outras pesquisadoras a não desistirem.

Helena Nader dedicou suas décadas de estudo principalmente à heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos. Graças à qualidade do seu trabalho, se tornou pesquisadora no nível mais prestigiado do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico. A nova presidente da ABC já publicou mais de 380 artigos em revistas internacionais e ajudou a formar 46 mestres e 51 doutores. Apesar de árdua, acredita que a dedicação à ciência vale muito a pena, pois consiste em empenhar o tempo na tentativa de entender o novo.

A nova presidente será empossada durante a Reunião Magna da Academia, no Rio de Janeiro. O evento vai discutir assuntos diversos nas áreas de meio ambiente, tecnologia e saúde, e os novos desafios impostos pelas mudanças climáticas, pandemias e revoluções. Helena pontua a feliz coincidência de tomar posse como a primeira mulher a frente da entidade, em um evento no Museu do Amanhã, com o tema O Futuro é Agora. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo