Fóssil de dinossauro é o mais antigo registro da espécie no Nordeste

Achado pré-histórico foi descoberto em 2019, no sertão de Pernambuco

Publicado em 11/05/2022 - 10:45 Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM do Recife - Pernambuco

O fóssil de dinossauro encontrado em 2019 na Bacia do Jatobá, no município de Ibimirim, sertão de Pernambuco, é o mais antigo registro de um animal da espécie em todo o Nordeste.

O achado pré-histórico na verdade é a vértebra fossilizada de um dinossauro bípede que circulava por esse território entre 145 e 208 milhões de anos atrás, período em que a massa territorial do planeta formava um único bloco, a Pangeia.

Em pouco mais de dois anos de pesquisa, os paleontólogos Leonardo Oliveira e Edison Oliveira, junto com o geólogo Gelson Fambrini, estiveram envolvidos tanto na identificação do réptil, quanto na definição do período que viveu, e chegaram à conclusão de que se trata de um dilofossauro, aquele dinossauro que nos cinemas tinha algo parecido com asas nas laterais da cabeça e que abria essas asas sempre que se sentia ameaçado.

Animais semelhantes foram descobertos na Tanzânia e na América do Norte, o que reforça a possibilidade de se tratar de um bípede primitivo do período Jurássico mais antigo.

Gelson Fambrini, geólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, fala da espécie.

O professor Edison Oliveira lembrou que na região já haviam sido encontrados fósseis jurássicos de peixes, de tubarões de água doce e de crocodilos. Faltava o dinossauro.

Até o final de maio, o professor Edison e o paleontólogo Leonardo Oliveira pretendem voltar a Ibimirim para tentar coletar novos fósseis desse mesmo animal.   

Últimas notícias
Economia

Congresso debate importância do petróleo na transição energética

A redução das emissões de carbono no setor de óleo e gás foi um dos assuntos abordados nesta quinta-feira no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: a luta contra o abuso sexual infantil

A campanha Maio Laranja é um incentivo ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.  A presidente do Instituto Infância Protegida, Raquel Vieira de Andrade Oliveira, fala da importância de conscientizar toda sociedade para evitar situações que colocam as crianças em risco

Baixar arquivo
Justiça

Supremo decide manter a Lei Seca com tolerância zero

O Supremo Tribunal Federal decidiu, por 10 votos a um, manter a Lei Seca do jeito que está: com tolerância zero, fiscalização rigorosa e punições exemplares. A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator e presidente do STF, Luiz Fux.

Baixar arquivo
Política

Corregedoria da Câmara de SP abre processo por racismo contra vereador

A relatora foi a vereadora Elaine Mineiro, do PSOL, que recomendou a cassação de Camilo Cristófaro, sem partido.

Baixar arquivo
Geral

SP: Polícia Civil analisa novas imagens de ônibus de dupla sertaneja

No último dia 7 de maio, o ônibus tombou e matou 6 pessoas, entre elas o do cantor Aleksandro, que fazia dupla com Conrado, na altura da cidade de Miracatu, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Ministério da Economia prevê inflação de 7,9% para 2022

A Secretaria de Política Econômica justificou que o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e dos serviços fez a equipe do governo revisar para cima a previsão do IPCA para 2022.

Baixar arquivo