Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros

Publicado em 26/05/2022 - 00:21 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um foguete da empresa Space X colocou em órbita, nesta quarta-feira, dois satélites brasileiros. Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

São satélites de órbita baixa, que serão usados pelo Censipam, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, operado em conjunto pelas Forças Armadas e por agências governamentais. Eles conseguem produzir imagens em alta resolução, mesmo que o céu esteja nublado.

A ideia é vigiar as fronteiras e combater o tráfico de drogas, a mineração ilegal e as queimadas florestais. Também será possível monitorar desastres naturais e atualizar os mapas da região amazônica.

O lançamento dos satélites do Projeto Lessonia 1 ocorreu no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. E foi acompanhado em Brasília, a partir do Centro de Operações Espaciais.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

 A capital Vitória, no Espírito Santo, apresenta sol com poucas nuvens, temperatura entre 16 e 24º C e umidade do ar de 40 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

São Luís, no Maranhão, tem sol, com muitas nuvens, temperatura marcando entre 24 e 32º C e umidade do ar de 50 a 95%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

Manaus, capital do Amazonas, tem muitas nuvens com pancadas de chuva, temperatura oscilando entre 25 e 32º C, com umidade do ar de 50 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Centro-oeste: confira a previsão do tempo nesta sexta-feira (1º)

Cuiabá, em Mato Grosso, tem nesta sexta-feira (1º) sol com poucas nuvens e temperatura variando entre 18 e 33º C. A umidade relativa do ar vai de 25 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Mega Sena acumula e deve chegar a R$ 43 milhões

Os números sorteados foram: 07 - 26 - 31 - 38 - 46 - 58.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: DF vai aplicar segunda dose de reforço em maiores de 35 anos

O governo do Distrito Federal anunciou que a quarta dose da vacina contra a covid-19 estará disponível nesta sexta-feira para a população maior de 35 anos.

Baixar arquivo