Pesquisa estuda os impactos ambientais de alimentos ultraprocessados

Publicado em 09/05/2022 - 13:45 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Você sabia que para produzir um pequeno chocolate de apenas 100 gramas é necessário gastar 1,7 mil litros de água? Pois é, e esse número é o que chamamos de pegada hídrica, ou seja, é o total de água que se gasta na produção de um produto. E esses alimentos industrializados e ultraprocessados consomem ainda mais água na produção. É o que mostra um estudo feito pela Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade Deakin, na Austrália.

A pesquisa apontou que a diferença entre uma pessoa que prioriza alimentos in natura em três refeições para a que consome uma grande quantidade de ultra processados também nas três refeições, chega a ter um gasto de 669 litros de água por dia.

A pesquisadora da USP, que participou do estudo, Josefa Garzillo, detalha a pesquisa: "Nós comparamos a dieta ao menor consumo de ultraprocessados, com aquela dieta com o maior consumo deultraprocessados. E essa diferença dá em torno de 600 litros de água a mais de uma dieta para outra."

Além de impactos ambientais, os alimentos ultraprocessados tendem a aumentar o risco de doenças crônicas, a exemplo da obesidade, doenças cardiovasculares e aumento da mortalidade.

Josefa indica a melhor forma de mudar a alimentação a fim de reduzir a agressão ambiental e evitar complicações de saúde: " Mantendo a alimentação nas refeições regulares, e consumindo alimentos in natura, frutas legumes, arroz e feijão. Mantendo aquela alimentação como a mãe e avó da gente sempre orientou."

Mas o trabalho dos pesquisadores sobre o tema ainda não terminou. Eles vão continuar estudando os impactos ambientais que os alimentos geram durante o processamento. 

É possível acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde com dicas sobre como ter uma alimentação com  ingredientes não processados. O endereço é bvsms.saude.gov.br.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo