São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

Publicado em 28/05/2022 - 13:47 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

São Paulo é a sede do 4º Festival Sesi de Robótica. Um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país que depois de dois anos volta ao formato presencial.

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Esse ano o tema do festival é Logística e Transporte, mais de 1,2 mil estudantes entre 9 e 18 anos organizados em equipes apresentam propostas que prometem avanços para um setor muito estratégico da economia.

A Mega Menthes é um desses times. A equipe é da Escola Sesi Dourados ,de Mato Grosso do Sul, e para quem pensa que fazer robôs é coisa só para os meninos, o grupo é formado apenas por garotas com tutus azuis, as saias de tule usadas pelas bailarinas, e meiões listrados, elas apresentam uma proposta para otimizar o transporte nos caminhões.

Maria Eduarda Santos tem 16 anos e está na 2ª série do ensino médio. Ela explica o que é a prateleira inteligente modular: "Nós estivemos pesquisando e vimos que a má organização das cargas no interior dos caminhões é um dos problemas que mais trazem prejuízo pras transportadoras. E assim nós desenvolvemos um projeto que se chama Catuleiro Inteligente Modular. É um objeto que vai otimizar Todo o espaço no caminhão, oferecer segurança pras cargas, organização e otimização do espaço."

 As Mega Mentes vão disputar na FLL. Sigla em inglês para First Lego League Challenge. Em tradução livre, o primeiro desafio da liga Lego. Sim, são estudantes usando o tradicional brinquedo de encaixes para fazer automação de gente grande.

Outras duas modalidades integram a competição. A First Tech Challenge ou o primeiro desafio tecnológico, em que os estudantes constroem robôs mais complexos de até dezenove quilos e a F One in Schools ou fórmula um nas escolas ,em que as equipes montam escuderias para construir carros de corrida em miniatura movidos a gás carbônico. Para esta categoria o festival conta com pistas de 24 metros de comprimento para testar a aerodinâmica dos carrinhos que chegam a 80 km/h.

Os desafios da robótica exigem conhecimentos de física e matemática, técnicas de programação, mecânica, design. Mas para o diretor de operações do SESI, Paulo Moll, robótica é uma ponte para essas e outras habilidades: "Essa é a possibilidade pra você desmitificar exatamente o que é essa história, que matemática pode ser gostoso sim,  estudar ciências pode ser muito divertido. Então a robótica facilita, ela promove esse encontro das pessoas com essas habilidades."

Uma pesquisa realizada pelo próprio Sesi mostra que a associação traz bons resultados. O estudo comparou as notas de cerca de 2,5 mil estudantes do ensino fundamental e médio. Em matemática, os alunos que participaram da competição tiveram notas cinco pontos maiores do que os que não competiram. Em ciências humanas e sociais, os alunos que participaram do torneio tiveram notas, 5% maiores. E em linguagens, o ganho foi de 4,5 %.

O quarto festival Sesi de robótica começou nessa sexta-feira e vai até domingo. O evento é aberto ao público. E a entrada é gratuita. Além das competições, também são oferecidas oficinas e uma amostra de ciência. tecnologia.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo