São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

Publicado em 28/05/2022 - 13:47 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

São Paulo é a sede do 4º Festival Sesi de Robótica. Um dos mais importantes torneios de robótica educacional do país que depois de dois anos volta ao formato presencial.

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Esse ano o tema do festival é Logística e Transporte, mais de 1,2 mil estudantes entre 9 e 18 anos organizados em equipes apresentam propostas que prometem avanços para um setor muito estratégico da economia.

A Mega Menthes é um desses times. A equipe é da Escola Sesi Dourados ,de Mato Grosso do Sul, e para quem pensa que fazer robôs é coisa só para os meninos, o grupo é formado apenas por garotas com tutus azuis, as saias de tule usadas pelas bailarinas, e meiões listrados, elas apresentam uma proposta para otimizar o transporte nos caminhões.

Maria Eduarda Santos tem 16 anos e está na 2ª série do ensino médio. Ela explica o que é a prateleira inteligente modular: "Nós estivemos pesquisando e vimos que a má organização das cargas no interior dos caminhões é um dos problemas que mais trazem prejuízo pras transportadoras. E assim nós desenvolvemos um projeto que se chama Catuleiro Inteligente Modular. É um objeto que vai otimizar Todo o espaço no caminhão, oferecer segurança pras cargas, organização e otimização do espaço."

 As Mega Mentes vão disputar na FLL. Sigla em inglês para First Lego League Challenge. Em tradução livre, o primeiro desafio da liga Lego. Sim, são estudantes usando o tradicional brinquedo de encaixes para fazer automação de gente grande.

Outras duas modalidades integram a competição. A First Tech Challenge ou o primeiro desafio tecnológico, em que os estudantes constroem robôs mais complexos de até dezenove quilos e a F One in Schools ou fórmula um nas escolas ,em que as equipes montam escuderias para construir carros de corrida em miniatura movidos a gás carbônico. Para esta categoria o festival conta com pistas de 24 metros de comprimento para testar a aerodinâmica dos carrinhos que chegam a 80 km/h.

Os desafios da robótica exigem conhecimentos de física e matemática, técnicas de programação, mecânica, design. Mas para o diretor de operações do SESI, Paulo Moll, robótica é uma ponte para essas e outras habilidades: "Essa é a possibilidade pra você desmitificar exatamente o que é essa história, que matemática pode ser gostoso sim,  estudar ciências pode ser muito divertido. Então a robótica facilita, ela promove esse encontro das pessoas com essas habilidades."

Uma pesquisa realizada pelo próprio Sesi mostra que a associação traz bons resultados. O estudo comparou as notas de cerca de 2,5 mil estudantes do ensino fundamental e médio. Em matemática, os alunos que participaram da competição tiveram notas cinco pontos maiores do que os que não competiram. Em ciências humanas e sociais, os alunos que participaram do torneio tiveram notas, 5% maiores. E em linguagens, o ganho foi de 4,5 %.

O quarto festival Sesi de robótica começou nessa sexta-feira e vai até domingo. O evento é aberto ao público. E a entrada é gratuita. Além das competições, também são oferecidas oficinas e uma amostra de ciência. tecnologia.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo