Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

Publicado em 04/07/2022 - 20:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco encontraram o fóssil do dinossauro mais antigo já descoberto na região Nordeste do Brasil. A vértebra foi descoberta ainda em 2019, e os pesquisadores achavam que era o fóssil de crocodilo. Somente agora foi possível identificar que se trata do osso de um Dilofossauro.

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Um dos responsáveis pela descoberta é o pesquisador Leonardo Marinho, doutorando do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco. Ele explicou que a Formação Aliança é estudada desde os anos 70, mas somente agora foi possível encontrar um fóssil de dinossauro na região.

O pesquisador também explicou que a Formação Aliança, por suas características geológicas, dificilmente conserva ossadas inteiras de dinossauros. Por isso, até o momento só foi encontrada a vértebra do Dilofossauro.

Essa espécie surgiu há mais de 200 milhões de anos, era bípede e carnívora. Leonardo Marinho explicou que apesar de medir até oito metros e pesar quase uma tonelada, o animal era considerado pequeno se comparado com outros dinos carnívoros, como o Tiranossauro Rex.

Com a descoberta da vértebra de um Dilofossauro — o dinossauro mais antigo do Nordeste —, agora os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco planejam vasculhar ainda mais a Formação Aliança para encontrar fósseis do período Jurássico.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Norte do país nesta sexta (12)

Quem quiser tentar observar o fenômeno esta noite, deve procurar um local escuro e, se possível, afastado das grandes cidades.

Baixar arquivo
Economia

Começa na segunda prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

A declaração deve ser feita por qualquer pessoa física ou jurídica que seja titular do domínio útil.

Baixar arquivo
Geral

Carro explode durante abastecimento em posto no Rio de Janeiro

Um frentista morreu e quatro pessoas ficaram feridas na explosão de um carro enquanto era abastecido com GNV, o gás natural veicular, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ).

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o modelo all news

O modelo  “all news à brasileira” tem se consolidado como um formato tão interessante e competitivo quanto os demais já reinventados no país desde os tempos dos jornais falados e do Repórter Esso.

Baixar arquivo
Saúde

Maior parte do país tem queda nos casos de síndromes respiratórias

O boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, faz um alerta para três capitais onde os casos podem subir nas próximas seis semanas: Belém, Boa Vista e Recife.

Baixar arquivo