Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

Publicado em 04/07/2022 - 20:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco encontraram o fóssil do dinossauro mais antigo já descoberto na região Nordeste do Brasil. A vértebra foi descoberta ainda em 2019, e os pesquisadores achavam que era o fóssil de crocodilo. Somente agora foi possível identificar que se trata do osso de um Dilofossauro.

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Um dos responsáveis pela descoberta é o pesquisador Leonardo Marinho, doutorando do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco. Ele explicou que a Formação Aliança é estudada desde os anos 70, mas somente agora foi possível encontrar um fóssil de dinossauro na região.

O pesquisador também explicou que a Formação Aliança, por suas características geológicas, dificilmente conserva ossadas inteiras de dinossauros. Por isso, até o momento só foi encontrada a vértebra do Dilofossauro.

Essa espécie surgiu há mais de 200 milhões de anos, era bípede e carnívora. Leonardo Marinho explicou que apesar de medir até oito metros e pesar quase uma tonelada, o animal era considerado pequeno se comparado com outros dinos carnívoros, como o Tiranossauro Rex.

Com a descoberta da vértebra de um Dilofossauro — o dinossauro mais antigo do Nordeste —, agora os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco planejam vasculhar ainda mais a Formação Aliança para encontrar fósseis do período Jurássico.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde