IMPA (RJ) cria ferramenta de Inteligência Artificial para exame médico

Publicado em 02/08/2022 - 14:20 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma novidade, que tem como base o ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina, está sendo desenvolvida no IMPA - Centro de Pesquisa e Inovação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ligado aos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. O objetivo é ajudar na análise de exames médicos, como a ressonância magnética.

Pesquisadores trabalham com uma ferramenta de Inteligência Artificial, segundo eles, capaz de fazer o computador aprender uma tarefa manual, de forma automática, acelerando o processo de interpretação de exames e diminuindo para minutos o atual  tempo de entrega do laudo, que hoje dura vários dias.

O coordenador do projeto, Roberto Imbuzeiro Oliveira, explica que o estudo é uma parceria com o Grupo Dasa, de medicina diagnóstica, e conta com apoio de uma rede de instituições. Segundo o pesquisador do IMPA, Paulo Orestein, a contribuição do projeto para a medicina enriqueceu a formação de alunos do instituto e um dos seus pontos altos é a otimização do tempo de resposta.

Fundado em 1952, o IMPA é hoje uma das instituições mais respeitadas da ciência brasileira e um dos centros mais reconhecidos de pesquisa matemática no mundo. Ao longo dos seus 70 anos, o Instituto vem abrindo novas frentes, como a realização da OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que desperta o interesse dos jovens pela matéria.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo