O sinal puro da telefonia de quinta geração, o chamado 5G standalone, vai chegar a mais sete capitais a partir de segunda-feira, dia 19. As cidades são Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
Caberá as operadoras Tim, Vivo e Claro oferecer o serviço aos clientes.
Com a decisão anunciada nesta quarta-feira (14), serão 22 capitais com a tecnologia funcionando até a semana que vem. Vão faltar apenas Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém, todas no Norte do país.
As operadoras têm até o dia 28 de outubro para levar o sinal do 5G puro a todas as capitais do país.
Para levar o sinal do 5G, as operadoras utilizam a frequência dos 3,5 GHz, a mesma usada pelas antenas parabólicas. Por isso, quem recebe as transmissões da TV aberta desse jeito vai ter que trocar a antena por uma digital, com tamanho menor e que não vai sofrer nenhuma interferência. O kit de instalação custa cerca de R$ 400.
Quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal pode trocar a parabólica gratuitamente. Basta se inscrever no site Siga Antenado. O endereço é sigaantenado.com.br. O agendamento também por ser feito por telefone, no número 0800-729-2404.