Eleitor que não vai votar deve se justificar

Publicado em 26/09/2014 - 01:30 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Como o voto é obrigatório no Brasil, o cidadão que não puder comparecer às urnas deve legitimar a ausência. Para isso, basta preencher o Requerimento de Justificativa e levá-lo, no dia da votação, aos locais específicos portando um documento com foto.

 

Esses locais serão divulgados no site do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, na seção "Consulta onde Justificar".

Já o Requerimento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios, locais de votação, de justificativa ou ainda na internet, nas páginas dos Tribunais Eleitorais. O requerimento só pode ser assinado na presença do mesário.

 

Caso o eleitor não explique a ausência no dia da votação, precisa levar a justificativa pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviar por carta até 60 dias após cada turno. Quem deixou de votar nos dois turnos terá que se justificar duas vezes.

 

Quem não votar em três eleições seguidas, não justificar a ausência e não quitar a multa terá a inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo