Eleitor que não vai votar deve se justificar

Publicado em 26/09/2014 - 01:30 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Como o voto é obrigatório no Brasil, o cidadão que não puder comparecer às urnas deve legitimar a ausência. Para isso, basta preencher o Requerimento de Justificativa e levá-lo, no dia da votação, aos locais específicos portando um documento com foto.

 

Esses locais serão divulgados no site do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, na seção "Consulta onde Justificar".

Já o Requerimento pode ser obtido gratuitamente nos cartórios, locais de votação, de justificativa ou ainda na internet, nas páginas dos Tribunais Eleitorais. O requerimento só pode ser assinado na presença do mesário.

 

Caso o eleitor não explique a ausência no dia da votação, precisa levar a justificativa pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviar por carta até 60 dias após cada turno. Quem deixou de votar nos dois turnos terá que se justificar duas vezes.

 

Quem não votar em três eleições seguidas, não justificar a ausência e não quitar a multa terá a inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro.

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo