logo Radioagência Nacional
Política

Cidade amazonense poderá eleger novo prefeito

Baixar
Ariane Póvoa
26/03/2015 - 07:52
Brasília

Uma liminar concedida pelo juiz eleitoral Delcio Santos suspendeu, nessa terça-feira (26),  a diplomação de Raimundo Magalhães como prefeito de Coari, no Amazonas.

 

Um dia antes, a Justiça Eleitoral no estado havia anunciado a posse de Magalhães após ser publicada a cassação do candidato eleito, Adail Pinheiro.

 

Raimundo Magalhães foi o segundo colocado nas eleições para o município em 2012.

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) amazonense, partidos políticos entraram com pedido de anulação do último processo eleitoral em Coari, alegando a inelegibilidade do candidato que ficou em terceiro lugar, Arnaldo Mitouso.

 

Por meio de nota, o TRE explicou que se Mitouso estava inelegível no dia da eleição, os votos dele serão anulados e um novo pleito deve ser realizado, pois a somatória dos votos de Adail Pinheiro e Arnaldo Mitouso supera a maioria absoluta de votos válidos naquela eleição.

 

 

A advogada de Raimundo Magalhães, Maria Benigno, recebeu a notícia com surpresa, e disse que vai recorrer.

 

SONORA: “Nós entendemos que já há uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que determinou que fossem adotadas as providências para diplomação e posse do segundo colocado, porque foi cassado o registro do primeiro colocado, e a lógica da situação é exatamente a diplomação e posse do Raimundo Magalhães. Vamos recorrer; nós estamos avaliando o recurso que vai ter maior eficácia.”

 

 

O TRE informou que o reconhecimento da nulidade dos votos de Mitouso ainda será julgado pelo Plenário da Corte. Dependendo da decisão, a cidade pode ter uma nova eleição ou a posse de Magalhães.

 

Há mais de um ano o município de Coari sofre com a instabilidade política.

 

O prefeito eleito, Adail Pinheiro, foi preso em fevereiro de 2014, acusado de chefiar uma rede de exploração sexual de jovens e adolescentes.

 

Na ocasião, o vice-prefeito, Igson Monteiro, assumiu a administração municipal, mas em fevereiro deste ano, renunciou.

 

Até a semana passada, quem ficou no cargo foi Iliseu Monteiro, irmão de Igson, então presidente da Câmara Municipal.

 

E com a realização de nova eleição da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Iranilson Medeiros é o prefeito em exercício de Coari.

 

 

 

x