Somente nessa terça-feira (3), um mês após o início do ano legislativo, que a Câmara dos Deputados começou a definir os partidos que vão ficar com as 23 comissões permanentes.
A comissão mais importante, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vai ficar com o Partido Progressista (PP). O bloco partidário liderado pelo PMDB tinha o direito de escolher a CCJ, mas um acordo deu a Comissão de Constituição e Justiça ao PP.
O líder peemedebista Leonardo Picciani, diz que nas próximas escolhas a comissão vai ficar com o partido.
SONORA
O PMDB ficou com três comissões: Finanças e Tributação, Educação e Segurança Pública. O PT vai presidir a de Fiscalização e Controle e a de Relações Exteriores. Já o PSDB ficou com a de Minas e Energia e também a de Ciência e Tecnologia.
A Comissão de Direitos Humanos, que foi palco de disputas nas últimas vezes, vai ficar ou com o PT ou com o PC do B. Os dois partidos devem chegar a um acordo.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT, avalia que a base governista ficou com as comissões mais importantes.
SONORA
E no Senado, foram instaladas nessa terça feira as comissões de Ciência e Tecnologia, Direitos Humanos, e Meio Ambiente. As da Câmara começam a nomear os presidentes e iniciar os trabalhos nesta quarta-feira.