Dilma sanciona novo Código de Processo | Civil e comenta manifestações

Publicado em 17/03/2015 - 00:15 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (17) o novo Código de Processo Civil. Segundo ela, o texto amplia e facilita o parcelamento das despesas judiciais, democratizando o acesso à Justiça. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, coordenador do grupo que elaborou o projeto, disse que, para formular o texto do novo código, os organizadores receberam cerca de 80 e-mails e realizaram 100 audiências públicas.

 

Sonora: "Oitenta por cento das sugestões foram acolhidas. O que significa dizer que o Código de Processo Civil é da socidade brasileira. Ouvimos todos os segmentos e contemplamos todas as suas justas e plausíveis reivindicações."

 

Entre as novidades do código sancionado, está a possibilidade de os casais se separarem judicialmente antes do divórcio. Além disso, processos contra bancos, empresas de telefonia, FGTS ou outros temas que tenham muitos pedidos iguais vão ser julgados de uma só vez, e a mesma decisão será aplicada em todos os casos.

 

Durante a solenidade, a presidenta Dilma falou sobre as manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas nesse domingo. Ela afirmou que foi um ato legítimo da democracia, e disse que o governo tem que estar aberto ao diálogo.

 

Sonora: "Na democracia nós respeitamos as ruas, um dos legítimos espaços de manifestação popular pacífica e sem violência. Respeitamos e ouvimos com atenção todas as vozes, de todas as matizes e todas as tendências. Por isso, o governo sempre irá dialogar com as manifestações das ruas."

 

Dilma defendeu o pacote de ajustes e prometeu anunciar, nos próximos dias, medidas para combater a impunidade. Sobre a reforma política, um dos pedidos dos manifestantes, a presidenta afirmou que o Congresso Nacional tem a responsabilidade de acelerar as discussões. Questionada se havia cometido um erro na condução da economia, Dilma admitiu que pode ter havido falhas, mas disse que o Governo buscou medidas para manter os empregos.

 

(manchete atualizada em 17/03/15 às 9h59 para correção de informação. A presidenta Dilma sancionou o novo Código de Processo Civil nesta segunda-feira (16), e não o novo Código Civil, como noticiado anteriormente)

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo