Governo responde a manifestações | com pacote anticorrupção

Publicado em 18/03/2015 - 17:53 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (18), o pacote de medidas anticorrupção enviado ao Congresso Nacional, três dias depois das manifestações contra o governo.

 

Sonora: "As medidas que nós anunciamos hoje são todas inciativas concretas. Elas não pretendem esgotar a matéria. Essas medidas fortalecem a luta contra a impunidade, o maior fator que garante a reprodução da corrupção." 

 

Algumas das propostas já tramitam no Congresso. Uma delas pretende transformar o caixa dois em crime. Até hoje, a corrupção com fins eleitorais não está prevista no Código Penal. Outra medida visa confiscar os bens daqueles que enriquecem e não podem comprovar de onde vem o dinheiro.

 

Está previsto também o pedido de urgência para um projeto que prevê a venda de bens ilegais apreendidos e depósito em um fundo enquanto ocorre o processo.

 

O Executivo quer ainda ampliar a Lei da Ficha Limpa para todos os cargos de confiança da Administração Pública Federal, e não só para políticos eleitos. Além disso, pretende criar uma lei que tipifica o crime de enriquecimento ilícito de funcionário público.

 

A oposição minimizou o pacote. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, disse que o país já possui leis para combater a corrupção.

 

Sonora: "As pessoas foram às ruas pedir providências, pedir ação, pedir honestidade. Lei anticorrupção já existe. O que falta é a sua regulamentalção que não foi feita até agora porque o governo não tem compromisso com a probidade. Vamos cobrar primeira a regulamentação daquilo que já existe."

 

O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, da base do governo, ressalta que o Congresso deve dar uma resposta à sociedade.

 

Sonora: "Qualquer iniciativa de combate à corrupção e de ampliação da transparência é válida, importante. Acho que a presidenta fez um gesto hoje importante. O Congresso deve ser um espelho que reflete o sentimento da opinião pública, que está muito claro. É preciso que o Congresso dê respostas à população."

 

O governo pretende ainda regulamentar a Lei-Anticorrupção e criar um grupo de trabalho com especialistas para continuar aperfeiçoando as normas.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo