STF autoriza Polícia Federal | a investigar políticos citados em lista

Publicado em 10/03/2015 - 09:25 Por Karol Assunção - Brasília

As autorizações assinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki para abertura de investigações dos políticos citados nos inquéritos da Operação Lava Jato já começam a chegar na Polícia Federal.

 

A Procuradoria Geral da República (PGR) pede a quebra de sigilo fiscal e telefônico dos acusados. Os políticos mencionados nas investigações da Lava Jato também podem ser convocados para prestar depoimentos. A Polícia Federal já reforçou o número de policiais com experiência em combate à lavagem de dinheiro, desvios de verbas públicas e crimes financeiros que vão atuar nos inquéritos. A PF tem um mês para concluir as investigações, mas o prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.


Depois das investigações, a Procuradoria vai decidir se formaliza ou não o pedido de abertura de ação penal no Supremo.


Se a denúncia for aceita, os ministros podem chamar testemunhas de defesa no processo. Os acusados também vão poder apresentar defesas e depois vão ser julgados pelos ministros. Em caso de condenação, os envolvidos podem entrar com recurso. A Procuradoria Geral da República também poderá recorrer em caso de absolvição.

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo