Catadores do Rio querem política ambiental inclusiva

Publicado em 04/05/2015 - 18:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), dos Lixos ouviu nesta segunda-feira (4) associações e cooperativas de catadores de lixo. O objetivo da audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), foi conhecer as condições de trabalho das pessoas que atuam em aterros sanitários.

 

Integrante da Comissão, o deputado Julianelli, do Psol, afirmou que o compromisso da CPI é trabalhar para a criação de uma legislação que valorize os catadores do estado.

 

O representante do Movimento Nacional dos Catadores, Alexandre Freitas Mariano, ressalta a importância de se criar uma política ambiental inclusiva.

 

Alexandre destacou a necessidade de se pensar em um programa municipal de coleta seletiva e na construção de uma cooperativa para os trabalhadores antes de se desativar um aterro sanitário. Ele defendeu, ainda, uma reunião entre os trabalhadores e as prefeituras e secretarias municipais para direcionar os problemas ocasionados com fechamento de um lixão.

 

A CPI dos Lixos, criada em março deste ano, apura a situação dos lixões e aterros sanitários de todo o estado.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo