Saiba quais são os novos direitos das trabalhadoras domésticas

Publicado em 07/05/2015 - 22:05 Por Karol Assunção - Brasília

O Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (6) a regulamentação da Proposta de Emenda à Constituição que prevê benefícios trabalhistas para empregados domésticos. A PEC das domésticas, como ficou conhecida, passou a valer em 2013, mas ainda possuía alguns itens que aguardavam regulamentação. O texto agora segue para sanção da presidência.

 

Os sete benefícios aprovados foram: indenização em caso de demissão sem justa causa, FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche, seguro-desemprego e seguro contra acidente de trabalho.

 

Sueli Costa é empregada doméstica há cinco anos e destaca que, antes, as trabalhadoras não tinham direitos garantidos.

 

Para o presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas do Distrito Federal, Antônio Barros, a regulamentação da PEC é mais uma conquista da categoria.

 

O presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos do Paraná, Bernardino Roberto de Carvalho, acredita que não vai haver muita mudança para o empregador.

 

O advogado Fernando Vieira não tem a mesma opinião. Para ele, a medida pode representar aumento de desemprego entre os trabalhadores do setor.

 

Com as mudanças, o empregador deverá recolher no mínimo 20% sobre o salário do empregado, e um sistema, chamado de Super Simples Doméstico, fará o cálculo de cada encargo de forma eletrônica.

 

A PEC considera trabalhadoras domésticas todas as pessoas que prestam serviço no ambiente familiar mais de duas vezes por semana. Isso inclui empregadas domésticas, caseiros, jardineiros, motoristas que trabalham para famílias e piscineiros.

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo