Senado aprova regulamentação da PEC das Domésticas

Publicado em 07/05/2015 - 01:24 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Aprovada em março de 2013, a proposta que estende às empregadas domésticas os direitos assegurados aos demais trabalhadores demorou mais de dois anos para ser regulamentada pelo Congresso Nacional. O Senado derrubou as principais mudanças ao projeto feitas pela Câmara. As alterações contrariaram a orientação do governo.

 

O pagamento da multa por demissão sem justa causa, por exemplo, vai ser parcelado, de acordo com o texto aprovado no Senado. A Câmara tinha estabelecido que a multa de 40% do valor do FGTS deveria ser paga imediatamente após a demissão.

 

O autor do requerimento, senador Romero Jucá, do PMDB, explica que o objetivo é evitar os conflitos entre empregado e empregador.

 

Para poder pagar a multa da demissão sem justa causa, o empregador vai depositar 3,2% do salário em um fundo para pagar a demissão. O senador do PDT, Telmário Mota, argumenta que isso pode fazer com que os empregadores busquem demitir por justa causa.

 

Mudou também a contribuição do empregador ao INSS. Os senadores fixaram o recolhimento em 8% do salário, percentual inferior ao aprovado pelos deputados, que previa uma contribuição de 12%. No total, com o texto aprovado pelo Senado, os patrões vão pagar 20% de encargos sobre o salário dos empregados.

 

O pagamento das folgas acumuladas no banco de horas também mudou e deve ser feito em até um ano. No texto que veio da Câmara, o pagamento dessas folgas deveria ser feito em até três meses. Mas o empregador ainda precisa pagar em dinheiro as 40 primeiras horas-extras trabalhadas.

 

O texto agora segue para sanção presidencial. Ele começa a valer após 120 dias de sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo