CPI da Petrobras convoca ministro da Justiça

Publicado em 09/07/2015 - 18:00 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, terá de dar explicações à CPI da Petrobras sobre o grampo encontrado na cela do doleiro Alberto Yousseff na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

 

 

A convocação de Cardozo foi aprovada depois que dois policiais federais disseram aos parlamentares, na semana passada, que a escuta foi colocada na cela do doleiro sem autorização da Justiça. Por ser uma convocação, o ministro é obrigado à comparecer à CPI.

 

 

O presidente da CPI, Hugo Mota, negou fato político na convocação.

 

 

No bloco de mais de 70 requerimentos aprovados pela CPI, estão, ainda, a convocação do empresário Júlio Camargo, um dos delatores do esquema.

 

 

Ele era representante no Brasil da Toyo Setal, empresa que alugava navios plataforma para a Petrobras. À Justiça ele confirmou o pagamento de propina a diretores da estatal.

 

 

A CPI aprovou, também, a convocação da advogada Beatriz Catta Preta, que faz a defesa do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, e de Paulo Roberto Costa, investigados na Operação Lava Jato.

 

 

Quem também será chamado para depor é Adarico Negromonte. Irmão do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte. Ele é suspeito de transportar dinheiro de propina a mando de Youssef.

 

 

Foram, ainda, aprovadas as quebras dos sigilos bancários, fiscais e telefônicos de duas filhas, da mulher e da irmã do doleiro Alberto Youssef.

 

 

Essas quebras de sigilo já haviam sido aprovadas em Junho, mas foram suspensas por liminar do STF por terem sido aprovadas em bloco. Para evitar nova ação judicial, os deputados votaram, dessa vez, a quebra de sigilo uma a uma.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo