Congresso tenta votar vetos sobre aposentadoria
O Congresso faz hoje uma nova tentativa de votar os vetos presidenciais que trancam a pauta. Alguns são polêmicos como o veto parcial ao projeto que flexibilizou o fator previdenciário e previa a aposentadoria pela regra do 85/95.

Por essa regra, para ter direito ao benefício, era preciso que a soma da idade e do tempo de serviço chegasse a 85 para as mulheres e 95 para os homens. Depois do veto, a presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso uma regra alternativa, que varia progressivamente, de acordo com a expectativa de vida da população.
Outro veto polêmico que está na pauta é o veto ao projeto que reajustou os salários dos servidores do Judiciário em até 78%. Ontem, centenas de servidores estiveram no gramado fazendo pressão pela derrubada do veto, mas a sessão acabou sendo transferida para hoje. Na justificativa de veto, a presidenta Dilma argumentou que o impacto financeiro com o reajuste seria contrário aos esforços em favor do ajuste fiscal.
São 21 vetos na pauta. Há cinco meses o Congresso não se reúne para a deliberação de vetos. Sempre por falta de quórum.