Dilma: corte no Bolsa Família é atentado contra 50 milhões

Publicado em 22/10/2015 - 10:33 Por Priscilla Mazenotti - Brasília (DF)

A presidenta Dilma Rousseff disse que cortar recursos do Bolsa Família é atentar contra 50 milhões de brasileiros que hoje têm uma vida melhor por causa do programa. A declaração, feita por meio do Twitter, foi uma crítica à proposta do relator da Lei Orçamentária Anual (LOA), deputado Ricardo Barros, de cortar 10 bilhões de reais do programa.


Dilma foi enfática: "não podemos permitir que isso aconteça". E pediu bom senso na destinação dos recursos que, segundo ela, é prioridade máxima em seu governo.


Na última terça-feira (20), dia em que o Bolsa Família completou 12 anos, Ricardo Barros anunciou que pretende diminuir o orçamento do Bolsa Família em cerca de 35%. A proposta recebeu críticas também da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que afirmou estar disposta a conversar com os parlamentares para manter os recursos. O presidente do Senado, Renan Calheiros, também foi contra. Disse que o ajuste fiscal deve ser qualificado, para evitar que os mais pobres paguem a conta.


O governo faz, ainda, um apelo para que os parlamentares aprovem propostas consideradas prioritárias, como a que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU), que aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

 

A ideia é deixar os fundos constitucionais, como o do Norte, Nordeste e Centro-Oeste de fora, já que, segundo o governo, esses fundos são os principais atrativos para investimentos nessas regiões. Por isso, Dilma se reúne com diversos prefeitos e a Frente Nacional de Municípios hoje (22) no Palácio do Planalto.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo