STF referenda prisão do senador Delcídio do Amaral

Publicado em 25/11/2015 - 12:45 Por Jéssica Gonçalves (ao vivo) - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira (25) sob acusação de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. 

 

De acordo com o relator, ministro Teori Zavascki, o senador teria oferecido R$ 50 mil mensais pelo silêncio de Nestor Cerveró para que ele não fizesse a delação no processo ou não citasse Amaral. 

 

O ministro Dias Toffoli informou que, após a decisão unânime da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o processo segue para votação do Senado. 

 

Em nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirma que foi informado no início da manhã pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot da decisão do STF sobre as diligências envolvendo o senador Delcídio do Amaral.

 

O órgão informou que aguarda a remessa das informações pelo STF para adotar as medidas necessárias. O presidente do Senado vai reunir os líderes partidários e a mesa diretora. 

 

Leia mais na Agência Brasil

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo