Sub-relator da CPI do BNDES sugere indiciamento de Luciano Coutinho

Publicado em 03/02/2016 - 22:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

Os quatro sub-relatores da CPI do BNDES apresentaram nessa quarta-feira as conclusões sobre a investigação de denúncias de irregularidades na gestão do banco público de desenvolvimento. Dois relatórios setoriais apontaram irregularidades na concessão de financiamentos do banco a empresas privadas, favorecimentos e tráfico de influência nas operações.

 

Os sub-relatórios são as bases do relatório final, que será apresentado no dia 16. O sub-relator Alexandre Baldy, do PSDB, sugere o indiciamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, pelos crimes de gestão fraudulenta e de prevaricação, por supostas irregularidades em empréstimos para empresas do Grupo São Fernando, do empresário José Carlos Bumlai, preso pela Operação Lava Jato.

 

Deputados da base governista minimizaram as propostas e afirmaram que a CPI não encontrou qualquer indício que justifique indiciamento. O deputado Reginaldo Lopes, do PT, criticou o relatório de Baldy por se basear em reportagens publicadas na imprensa e ignorar as provas apresentadas à comissão.

 

Em nota, o BNDES destacou que o indiciamento de Luciano Coutinho é apenas uma sugestão de um dos quatro sub-relatores e que o relatório final ainda será apresentado. O banco afirmou que já apresentou as evidências que demonstram a inconsistência no pedido de indiciamento de seu presidente e seus diretores.

 

O sub-relator de Alexandre Baldy pede ainda o prosseguimento das investigações sobre o envolvimento do atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do PT, nas suspeitas decorrentes da Operação Acrônimo, da Polícia Federal. A operação investiga denúncias de lavagem de dinheiro.

 

Em nota, o governador Fernando Pimentel, classificou as acusações como injustas e descabidas. Ele afirmou que confia na justa e imparcial condução da CPI que, no relatório final, vai repor integralmente a veracidade dos fatos.

 

Com colaboração de Kariane Costa

 

* Matéria atualizada às 15h33 para correção de informações. Diferentemente do informado inicialmente, o indicamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi solicitado por apenas um dos quatro sub-relatores da CPI. 

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo