Presidência considera grampo ilegal | e mantém posse de Lula

Publicado em 17/03/2016 - 01:02 Por Kariane Costa - Brasília

Após o juiz federal Sérgio Moro retirar o sigilo da Lava Jato, foi divulgada nessa quarta-feira uma gravação telefônica entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente e agora ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A ligação telefônica ocorreu a 1h32 da tarde dessa quarta-feira. Cerca de cinco horas antes da nomeação ser publicada na edição extra do Diário Oficial. A conversa é sobre o termo de posse de Lula.

 

Para o advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Martins, a divulgação do áudio é uma arbitrariedade.

 

No fim da noite, a Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto divulgou uma nota em que repudia com veemência a divulgação da conversa que, segundo a nota, afronta direitos e garantias da Presidência da República.

 

O texto confirma também que Lula toma posse logo mais às 10 horas no Palácio do Planalto junto com outros ministros.

 

Sobre a conversa grampeada, a Presidência diz que o documento seria enviado a Lula, pois ele não sabia se iria comparecer a cerimônia de posse coletiva, e que deveria ser assinado caso ele não pudesse estar presente.

 

Por fim, a nota informa que serão tomadas medidas judiciais e administrativas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República que teria sido cometida pelo juiz federal Moro.

 

Antes da divulgação do grampo telefônico, Dilma conversou com os jornalistas no Palácio do Planalto. Ela negou que a nomeação de Lula seja uma tentativa de blindar o ex presidente das investigações sobre a Lava Jato. A presidenta afirmou ainda que Lula vai ser um ganho para o governo.

 

Segundo Dilma os ministros, Aloizio Mercadante, da Educação, Nelson Barbosa, da Fazenda, e Alexandre Tombini, do Banco Central, não saem do Governo.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo