Viva Maria: Amelinha relembra a ditadura e defende a democracia

Publicado em 31/03/2016 - 04:00 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Mais do que nunca hoje o Brasil está sendo convidado a revisitar sua própria história para que o erros do passado não voltem a nos amedrontar como na madrugada de  31 de março de 1964, quando um  golpe militar derrubou o presidente João Goulart e instituiu em nosso país uma ditadura sangrenta que destruiu vidas, desestruturou famílias e deixou sequelas irreparáveis na vida brasileira.

 

Por tudo isso, no programa de hoje temos o depoimento de uma Maria que viveu a barbárie nos tempos de chumbo. Falo de Maria Amélia Teles, nossa Amelinha, que foi presa na época da ditadura e que hoje compartilha com a gente sua perplexidade diante do momento crítico da política nacional. Seja muito bem-vinda, Amelinha!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo