Impeachment seria "ruptura grave", afirma professora da UFRJ

Publicado em 17/04/2016 - 17:19 Por Carol Proner, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasília

A professora de direito internacional e de direitos humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Comissão de Anistia, Carol Proner, destacou hoje (7) o fato de “os olhos do mundo” estarem voltados para o Brasil, no momento em que a Câmara dos Deputados analisa a abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ela participou neste domingo de entrevista à Rádio Nacional e à Rádio MEC.


“Para que exista o impeachment tem que haver uma afronta extrema à Constituição. Não pode apenas ser uma contradição constitucional, um ataque ou mesmno uma colisão”, ressaltou a professora.


Carol Proner acrescentou que o processo de impeachment significa um momento “de ruptura muito grave” que o leve a ser considerado crime.


A seu ver, o que está sendo colocado em jogo, hoje, é a legitimidade do voto popular o que a seu ver “é muito grave”.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo