Ministros do governo Dilma terão que cumprir quarentena

Publicado em 25/05/2016 - 17:21 Por Danyele Soares - Brasília (DF)

A Comissão de Ética da Presidência da República determinou que doze pessoas ligadas ao governo da presidenta afastada Dilma Rousseff devem cumprir a quarentena, período que ex-funcionário não pode trabalhar para evitar conflito de interesse.

 

Entre elas, estão os ex-ministros José Eduardo Cardozo, Tereza Campello, Aloízio Mercadante e Luiz Navarro.

 

De acordo com a regra, ministros exonerados devem cumprir uma quarentena de seis meses. O que quer dizer que eles não podem exercer outros empregos, porque são considerados pessoas com informações estratégicas para o país.

 

Nesse período, eles mantêm o salário de cerca de R$ 30 mil  e continuam com foro privilegiado.

 

A Comissão de Ética já recebeu cerca de 100 consultas envolvendo autorização ou vedação de trabalho em período de quarentena, desde o começo de maio. Em seis casos, não foi encontrado conflito de interesses. E, outras três situações, como a do ex-ministro Carlos Gabas, ainda não foram analisadas.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo