Senadores vão ao Conselho de Ética e PGR contra Romero Jucá

Publicado em 24/05/2016 - 23:24 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília (DF)

O PDT pediu nessa terça-feira ao Conselho de Ética do Senado que casse o mandato do senador Romero Jucá, do PMDB. O partido entregou um pedido de representação contra o ex-ministro do planejamento do governo interino por quebra de decoro parlamentar.

 

O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto, do PMDB, tem cinco dias úteis para dizer se aceita ou não o processo.

 

O pedido do PDT vem depois da divulgação dos áudios em que Jucá supostamente propõe um pacto para barrar a lava jato. Quem apresentou o documento foi o senador do PDT Telmário Motta.

 

Para o parlamentar, a situação é parecida a do senador Delcício do Amaral, que foi cassado no último dia 10 de maio.

 

O senador Romero Jucá rebateu a acusação.

 

Jucá também disse que Telmário Motta, que é seu rival no Estado de Roraima, não tem legitimidade para representar contra ele no Conselho de Ética.

 

Além disso, um grupo de senadores anunciou que vai entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República contra Romero Jucá. São 15 senadores de cinco  partidos diferentes, PT, PDT, PPS, PCdoB e Rede.

 

Eles pedem ao Ministério Público que investigue logo a suposta irregularidade envolvendo Romero Jucá.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo