Cerca de 144 milhões de brasileiros | estão aptos para votar em outubro
Publicado em 25/07/2016 - 15:03 Por Danyele Soares - Brasília
A três semanas do fim do prazo, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu apenas 122 registros de candidatura para as eleições municipais de outubro. O Tribunal acredita que o pleito deve reunir até 580 mil candidatos e todos esses devem registrar a vontade na Justiça Eleitoral. O prazo termina no dia 15 de agosto.
De acordo com o presidente do Tribunal, ministro Gilmar Mendes, a lentidão preocupa, uma vez que deve atrasar também a análise dos registros. E ele lembra que, em alguns casos, o resultado das urnas pode ser provisório, já que algumas candidaturas podem ser impugnadas.
Estas serão as primeiras eleições sem financiamento privado e, segundo o presidente do TSE, será um experimento institucional. Ele disse também que, em novembro, haverá uma discussão sobre uma reforma no sistema eleitoral.
O TSE divulgou nesta segunda-feira (25) dados sobre o perfil do eleitorado deste ano. Cerca de 144 milhões de brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 4% em relação ao total contabilizado no pleito de 2012. Assim como na última disputa, as mulheres ainda são a maioria: 52%.
A disputa ocorre nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. E em 92 cidades pode haver segundo turno, porque elas tem mais de 200 mil eleitores. O município com o maior eleitorado é São Paulo, com cerca de 8,8 milhões de votantes, e o menor é Araguainha, em Mato Grosso, com cerca de 950 eleitores.
Sobre o orçamento, as eleições municipais deste ano vão custar R$ 600 milhões aos cofres públicos.
*Matéria atualizada às 15h45 para complementação de informações.