Cerca de 144 milhões de brasileiros | estão aptos para votar em outubro

Publicado em 25/07/2016 - 15:03 Por Danyele Soares - Brasília

A três semanas do fim do prazo, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu apenas 122 registros de candidatura para as eleições municipais de outubro. O Tribunal acredita que o pleito deve reunir até 580 mil candidatos e todos esses devem registrar a vontade na Justiça Eleitoral. O prazo termina no dia 15 de agosto.

 

De acordo com o presidente do Tribunal, ministro Gilmar Mendes, a lentidão preocupa, uma vez que deve atrasar também a análise dos registros. E ele lembra que, em alguns casos, o resultado das urnas pode ser provisório, já que algumas candidaturas podem ser impugnadas.

 

Estas serão as primeiras eleições sem financiamento privado e, segundo o presidente do TSE, será um experimento institucional. Ele disse também que, em novembro, haverá uma discussão sobre uma reforma no sistema eleitoral.

 

O TSE divulgou nesta segunda-feira (25) dados sobre o perfil do eleitorado deste ano. Cerca de 144 milhões de brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 4% em relação ao total contabilizado no pleito de 2012. Assim como na última disputa, as mulheres ainda são a maioria: 52%.

 

A disputa ocorre nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros. E em 92 cidades pode haver segundo turno, porque elas tem mais de 200 mil eleitores. O município com o maior eleitorado é São Paulo, com cerca de 8,8 milhões de votantes, e o menor é Araguainha, em Mato Grosso, com cerca de 950 eleitores.

 

Sobre o orçamento, as eleições municipais deste ano vão custar R$ 600 milhões aos cofres públicos.

 

*Matéria atualizada às 15h45 para complementação de informações.

Últimas notícias
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus

Baixar arquivo
Cultura

Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Interprete de "Estão Voltando as Flores" e uma das divas da Rádio Nacional, Helena vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e morreu de causas naturais aos 95 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro terá frio e chuva nos próximos dias

A frente fria que provocou ventania e chuva de granizo no Rio de Janeiro nessa segunda-feira, ainda vai deixar o tempo chuvoso e com temperaturas baixas pelos próximos dias.

Baixar arquivo