Maranhão mantém eleição da presidência da Câmara para dia 14

Publicado em 08/07/2016 - 20:48 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão, desafiou os líderes dos partidos do Centrão, demitiu do cargo o atual secretário-geral da Mesa, o servidor Sílvio Avelino, e mandou retirar as cabines de votação que estavam sendo montadas no plenário da Câmara.

 

Os líderes de partidos que representam a maioria da Casa convocaram a eleição para terça-feira, contrariando a decisão de Maranhão, que havia marcado o pleito para quinta-feira.

 

O chamado Centrão, bloco de partidos da antiga base do governo Dilma Rousseff que hoje apoiam o governo interino, conseguiu reunir assinaturas de líderes que representam 283 deputados para convocar a eleição para terça-feira.

 

Parte dos deputados defendem que a eleição seja na quinta-feira. O deputado Júlio Delgado, do PSB, acredita que a antecipação atrapalha o processo de cassação contra Eduardo Cunha.

 

O deputado do PMDB, Carlos Marum, criticou o que chamou de manobra de Maranhão. O regimento interno da Câmara permite a convocação de sessões pela maioria do colégio de líderes.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo