Temer sanciona novas regras para nomeações em estatais

Publicado em 01/07/2016 - 07:54 Por Priscilla Mazenotti, ao vivo - Brasília

O presidente interino, Michel Temer, sancionou, com dez vetos, a Lei de Responsabilidade das Estatais, que estabelece regras para a nomeação de dirigentes e integrantes do conselho de administração de empresas estatais. A sanção já está na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União.


Pelo texto, 25% dos membros dos conselhos de administração não podem ter vínculos com as estatais, nem ser parentes de pessoas que ocupem cargos de chefia no Executivo, como presidente da República, ministros ou secretários de estados e municípios.


Esses integrantes não podem, também, ter sido fornecedores ou prestadores de serviço da estatal nos três anos anteriores à nomeação.


Os demais integrantes dos conselhos de administração deverão ter, pelo menos, quatro anos de experiência na área de atuação da empresa estatal, experiência mínima de três anos em cargos de chefia e formação acadêmica compatível com o cargo.


Michel Temer ainda manteve no texto pontos considerados polêmicos, como o que proíbe que pessoas com atuação partidária ou que estejam em cargos políticos ocupem postos de direção das estatais.


Já entre os itens vetados estão a proibição de acumulação de cargos de diretor ou de diretor-presidente e de membro do conselho de administração pela mesma pessoa, mesmo que interinamente.


Temer também vetou a parte que previa que o conselho de administração responderia solidariamente, na medida de suas obrigações e competências, pela efetiva implementação de suas deliberações.

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo