Bate-boca marca primeira sessão do impeachment

Publicado em 25/08/2016 - 11:26 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

* Matéria atualizada às 17h49 para complementação de informações e inserção de sonoras.

 

A manhã da primeira sessão de julgamento da presidenta afastada Dilma Rousseff foi marcada por muito bate-boca e tensão entre os senadores.

 

Desde cedo, os parlamentares de oposição acusaram os governistas de se articularem contra Dilma Rousseff e pediram para que denúncias contra outros parlamentares e contra o presidente interino Michel Temer fossem investigadas.

 

O auge da confusão ocorreu durante um discurso da senadora Gleisi Hoffmann, do PT, que falou em falta de moral na Casa. Houve protestos do senador Ronaldo Caiado, do Democratas. E o senador petista Lindbergh Farias, entrou na confusão e, com o dedo em riste, xingou Caiado.

 

Mais tarde, já com os ânimos refeitos, Caiado se explicou. Disse que estava apenas rebatendo um ataque. O mesmo argumento teve a oposição. A senadora Vanessa Graziotin partiu em defesa da colega Gleisi Hoffmann.

 

Confusão resolvida, os senadores se dedicaram às questões de ordem. Foram dez ao todo. Todas negadas pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowiski.

 

Os pedidos foram vários: para suspender o processo na parte relativa às contas de 2015 sob o argumento de que  essas contas ainda não foram julgadas pelo Congresso, para o arquivamento das denúncias por entender que não houve operação de crédito no caso das chamadas pedaladas fiscais e questionamentos em relação ao relator, senador Antônio Anastasia, do PSDB, partido favorável ao impeachment.

 

Os senadores, agora, estão na fase de depoimentos. Para os questionamentos, os senadores terão doze minutos, entre pergunta, resposta, réplica e tréplica, mesmo que as sessões terminem durante a madrugada. Só depois disso, na segunda-feira, é que a presidenta afastada, Dilma Rousseff, será ouvida pessoalmente pelos senadores.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo