Temer sanciona reforma administrativa que reduz número de ministérios

Publicado em 30/09/2016 - 12:34 Por Danyele Soares, ao vivo - Brasília

O presidente Michel Temer sancionou a lei que trata da reforma administrativa. A norma muda a organização do governo federal e reduz de 32 para 24 o número de ministérios.


A intenção da iniciativa é cortar gastos em um momento de crise financeira, como argumentou Temer quando editou a medida provisória assim que assumiu interinamente o cargo e que agora foi transformada em lei.


Foi extinto, por exemplo, o Ministério das Comunicações, que se juntou com a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovações. A pasta do Desenvolvimento Agrário agora está junto com o Desenvolvimento Social. O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos foi incorporado ao Ministério da Justiça e Cidadania.


Já a Previdência Social está à cargo do Ministério da Fazenda. A Controladoria-Geral da União foi transformada em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. As secretarias de Portos e de Aviação Civil foram incorporadas à pasta dos Transportes.


O texto recebeu quatro vetos. Um deles, dava à Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, competência única e exclusiva para propor políticas para o setor de mineração. Também dava ao Departamento Nacional de Produção Mineral a gestão de aproveitamento dos recursos minerais.


Na justificativa do veto, Temer argumentou que a medida violaria uma competência exclusiva do presidente da República para tratar de temas como esse e iria desarticular a organização do sistema mineral brasileiro.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo