Advogado de Lula descarta relação entre palestras e contratos com BNDES

Publicado em 10/10/2016 - 21:10 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin,  disse nessa segunda-feira que não é possível estabelecer qualquer relação entre as palestras do ex-presidente e os contratos firmados pelo BNDES.

 

Ele se referiu à denúncia do Ministério Público Federal, que acusa o ex-presidente de facilitar repasses do banco para a empreiteira Odebrecht realizar obras em Angola.

 

Em retribuição, a empresa teria repassado valores de forma dissimulada ao ex-presidente e à empresa de Taiguara Rodrigues, filho de um amigo de juventude de Lula. O  advogado afirmou que o ex-presidente não tem qualquer relação com os negócios de Taiguara.

 

Zanin também deu detalhes sobre a defesa do ex-presidente e da ex-primeira-dama Marisa Letícia em relação a denúncia do Ministério Público Federal de 14 de setembro.

 

A defesa  pede a transferência do processo de Curitiba para Justiça do Distrito Federal ou de São Paulo, questiona a imparcialidade do juiz Sérgio Moro, que segundo Zanin confunde o papel de Juiz com o de promotor e pede ainda o afastamento dos procuradores que assinaram a acusação por conduta espetaculosa.

 

Ele citou como exemplo a exposição feita à imprensa em PowerPoint, que coloca o ex-presidente como o maior beneficiário do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato, apesar de restringir as provas à reforma de um apartamento no litoral de São Paulo e a contratos com empresas de transporte e armazenamento de objetos do acervo presidencial.

 

Para Cristiano Zanin, Lula está sendo vítima de uma guerra jurídica, em inglês, o chamado Lawfare.

 

Ao todo, a defesa apresenta oito argumentos para rechaçar a acusação dos procuradores do Paraná e solicita que sejam incluídos nos autos cerca de 50 novos documentos, como a lista de doação da empreiteira OAS para pagamento de palestras a outros ex-presidentes.

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo