Petrobras poderá escolher campos do pré-sal

Publicado em 06/10/2016 - 07:31 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Foi uma sessão muito tumultuada ontem (5) à noite na Câmara. Mas, mesmo com as manifestações de petroleiros que acompanhavam as discussões da tribuna do plenário, os deputados aprovaram o projeto que retira a obrigatoriedade da Petrobras na exploração do petróleo do pré-sal no regime de partilha.


O texto também retira a obrigatoriedade da estatal ser a operadora dos campos de petróleo.


O argumento é o de que a empresa não tem mais condições de arcar com a obrigatoriedade de participar com pelo menos 30% da exploração, nem de ser a responsável diretamente por todas as partes da exploração, da prospecção dos campos à venda do óleo.


O texto-base foi aprovado por 292 votos a favor, 101 contra e uma abstenção. O projeto é de autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP) e ainda precisa ter os destaques aprovados.


A votação desses destaques ainda será marcada. Na semana que vem, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou sessões extraordinárias para segunda-feira (10) e terça-feira (11), mas para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Gastos Públicos.

 

* Matéria atualizada às 8h21 de 06/10/16 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo