Petrobras poderá escolher campos do pré-sal

Publicado em 06/10/2016 - 07:31 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Foi uma sessão muito tumultuada ontem (5) à noite na Câmara. Mas, mesmo com as manifestações de petroleiros que acompanhavam as discussões da tribuna do plenário, os deputados aprovaram o projeto que retira a obrigatoriedade da Petrobras na exploração do petróleo do pré-sal no regime de partilha.


O texto também retira a obrigatoriedade da estatal ser a operadora dos campos de petróleo.


O argumento é o de que a empresa não tem mais condições de arcar com a obrigatoriedade de participar com pelo menos 30% da exploração, nem de ser a responsável diretamente por todas as partes da exploração, da prospecção dos campos à venda do óleo.


O texto-base foi aprovado por 292 votos a favor, 101 contra e uma abstenção. O projeto é de autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP) e ainda precisa ter os destaques aprovados.


A votação desses destaques ainda será marcada. Na semana que vem, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou sessões extraordinárias para segunda-feira (10) e terça-feira (11), mas para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Gastos Públicos.

 

* Matéria atualizada às 8h21 de 06/10/16 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhador gasta em média R$ 40 para almoçar fora de casa

Valor cresceu 17,4% em relação ao período pré-pandemia, em 2019. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador.

Baixar arquivo