Pezão afirma que vai manter incentivos a empresas enquanto houver guerra fiscal

Crise Financeira

Publicado em 16/11/2016 - 19:04 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Os governadores de todos os estados do Brasil devem apresentar ao Congresso Nacional na próxima terça-feira um conjunto de propostas de mudanças nos regimes previdenciário e tributário.

 

De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, apenas medidas estruturantes seriam capazes de realmente reverter a crise financeira que afeta diversos estados , incluindo o Rio.

 

Pezão defendeu o aumento de 11 para 14%  na contribuição previdenciária dos servidores e o fim da guerra fiscal entre os estados e voltou a dizer que enquanto ela existir continuará dando incentivos para que as empresas se estabeleçam no Rio de Janeiro.

 

O governador,  no entanto , admitiu que o estado não tem um levantamento completo de quanto foi a renúncia fiscal dos últimos anos e qual o real benefício que ela trouxe em termos de arrecadação e geração de empregos.

 

Durante uma reunião com 24 deputados da bancada federal do Rio para discutir soluções para a crise,  prometeu entregar esses dados em até 30 dias. O deputado Alessandro Molon da Rede defendeu cortes nos incentivos como forma de aumentar a arrecadação do estado.

 

Os deputados também se comprometeram a pressionar o governo federal  para que a Petrobras aceite atualizar o preço dos combustíveis sobre os quais são calculados os royalties medida que injetaria R$ 2 bilhões a mais por ano nos cofres do estado.

 

A deputada Jandira Feghali afirmou que esse é o caminho mais curto para trazer algum alívio imediato. A bancada federal também tem uma reunião marcada no Tribunal de Justiça nesta sexta-feira para discutir os gastos do poder judiciário fluminense e uma possível utilização de recursos do fundo da justiça para pagamento do funcionalismo.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo