Câmara já pode rediscutir dez medidas de combate à corrupção

Política

Publicado em 18/02/2017 - 20:30 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o processo que havia suspendido a tramitação do projeto com as dez medidas contra a corrupção.

 

Com isso, a Câmara poderá definir a forma de tramitação do texto e também fazer as modificações que desejar.

 

Em dezembro do ano passado, o ministro do Supremo determinou a suspensão do projeto, e que ele fosse devolvido para a Câmara, pois já tramitava no Senado.

 

Fux argumentou que os deputados haviam desfigurado o projeto de lei de tal forma, que teria perdido o sentido original da proposta, que foi uma iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) com apoio de mais de dois milhões de assinaturas.

 

A Câmara aprovou o projeto anticorrupção retirando várias propostas da medida original, e incluindo o aumento da punição para juízes e procuradores que cometam abuso de autoridade.

 

As modificações foram alvo de críticas do Ministério Público (MP) e do Judiciário, que acusaram a Câmara de tentar barrar o trabalho de investigações de combate à corrupção.

 

O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, havia afirmado que só pautaria novamente o projeto depois do posicionamento do Supremo.

 

Com a nova decisão do ministro Fux, Maia então pode retomar as discussões sobre as dez medidas de combate à corrupção.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo