Relator da reforma da Previdência quer apresentar parecer até março

Câmara dos Deputados

Publicado em 10/02/2017 - 10:20 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O relator da reforma da Previdência quer apresentar o relatório até o próximo mês. A Câmara instalou nessa quinta-feira (9) as comissões que vão analisar as mais importantes reformas propostas pelo governo federal neste ano, a da Previdência e a trabalhista.

 

O relator da reforma da previdência, Arthur Oliveira Maia, do PPS, disse que espera apresentar o texto sobre o tema na segunda metade de março. O relator contou que estão previstas oito audiências públicas para debater a reforma.

 

Sonora: “Como eu já disse várias vezes: Eu venho para esse debate com coração aberto e o propósito de convencer e ser convencido. Se vai mudar ou não, vai depender de como se conduz as reuniões.”

 

Eleito presidente da Comissão, o deputado Carlos Marum, do PMDB, acredita que, até abril, será possível votar a reforma da Previdência na comissão especial.

 

Sonora: “Penso que final de março, início de abril é possível. Temos que trazer para o debate as várias opiniões, para que, a partir daí, os deputados possam formar suas opiniões e, a partir daí, votar em conformidade com elas.”

 

Já a oposição reclama que o tempo é curto para que a sociedade conheça a matéria, como argumentou Alessandro Mollon, do partido Rede.

 

Sonora: “Em primeiro lugar, a nossa estratégia é permitir que a sociedade brasileira entenda o que está acontecendo e acorde. Se os brasileiros e brasileiras entenderem o que estão tentando fazer aqui, as praças e ruas vão ser tomadas por pessoas que vão dizer: 'Não aceitamos que metam a mão no nosso bolso'.”

 

A reforma também enfrenta resistência dentro da base governista. Deputados do PTB e do Solidariedade, por exemplo, articulam apresentar emendas para mudar pontos do texto.

 

A reforma da Previdência proposta pelo governo prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres e 49 anos de contribuição para que o segurado tenha uma aposentadoria integral, entre outras mudanças. Somente os militares estão excluídos da reforma. O governo alega que a medida é necessária para combater o atual deficit da Previdência.

 

Também foi instalada nessa quinta-feira a comissão da reforma trabalhista. O relator escolhido foi o deputado Rogério Marinho, do PSDB. O deputado defende a proposta do Executivo, mas diz que ainda é possível fazer alterações.

 

Sonora: “Nós vamos avaliar. Acho que o espírito da lei está correto. Se houver pontos a serem retirados são mais questões processuais, questões menores.”

 

A reforma trabalhista prevê que a negociação, entre trabalhadores e patrões, possa prevalecer sobre a atual legislação em 12 pontos. Entre os pontos, estão o do parcelamento das férias, da mudança no intervalo de intrajornada, da jornada de trabalho e da ampliação do prazo para contratos temporários de trabalho. Tanto a comissão da reforma da Previdência, como a da trabalhista voltam a se reunir na próxima terça-feira (14).

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo