Arthur Maia acredita que governo terá base para aprovar reforma da Previdência nas duas casas

Reforma da Previdência

Publicado em 06/03/2017 - 14:58 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O relator da Reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia, do PPS (BA), acredita que o governo tem base para aprovar a proposta tanto na Câmara quanto no Senado. Segundo ele, já estão sendo iniciadas conversas com senadores para garantir a aprovação, também no Senado, ainda neste semestre.


Sonora: “Eu não duvida de que temos base parlamentar para fazer a aprovação da PEC,. A discussão é fundamental e estamos iniciando um debate com o Senado, no sentido de facilitar o que vai acontecer mais à frente no Senado. Se for necessário, estaremos até dispostos de acolher algumas alterações propostas pelos senadores, no sentido de adiantarmos esse processo, porque a PEC tem a necessidade de andar com maior velocidade.”


Arthur Maia se reuniu com o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, e com o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, para tratar do assunto. A preocupação do relator é levar para o governo o que vem sendo discutido no Parlamento, nas audiências públicas da comissão especial. Ele criticou as regras de transição propostas no texto. Disse que são muito abruptas e merecem aprofundamento.


Ele disse, ainda, que estuda incluir na proposta o endurecimento da pena para quem não pagar a Previdência, para gestores públicos que deem calote na Previdência. Disse que pediu à consultoria um estudo para enquadrar esses políticos em crime de responsabilidade.


Sonora: “É inadmissível, por exemplo, que um prefeito do interior recolha o dinheiro dos empregados, que é 8%, isso ele retém, e os 20% que a prefeitura teria que pagar como empregador, ele não paga. Então, um dos aspectos que estou analisando na lei é transformar esse tipo de calote na Previdência em crime de responsabilidade.”


O prazo para apresentação de emendas à reforma da Previdência na Comissão Especial termina na semana que vem. Até lá, o relator pretende intensificar as conversas sobre o assunto. Nesta semana, os trabalhos serão retomados depois do feriado do carnaval. Serão discutidos temas como aposentadoria para profissionais em atividade de risco, para aqueles que trabalham na área da saúde e para os servidores públicos.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo