Oposição toma conhecimento de revogação de decreto em reunião no STF

Senadores

Publicado em 25/05/2017 - 12:47 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Parlamentares que entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a revogação do decreto presidencial que determinou a presença das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios chegaram a se reunir com a presidente da Corte, Cármen Lúcia, para tratar do assunto.


Durante a reunião, foram informados de que o presidente, Michel Temer, havia revogado a medida. Os parlamentares comemoraram e para a senadora Gleisi Hoffmann (PT), a revogação foi acertada.


O senador Randolfe Rodrigues (Rede) informou, após o encontro, que a ministra Cármen Lúcia disse que o STF não iria agir politicamente, mas juridicamente, quando fosse provocado.

 

O decreto foi revogado menos de 24 horas após ter sido editado. No início da manhã, o Exército esteve presente na Esplanada dos Ministérios, principalmente nas proximidades dos prédios que foram depredados nessa quarta-feira (24).

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo