Procurador e advogado presos pela PF teriam tentado interferir em investigações

JBS

Publicado em 18/05/2017 - 11:46 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, nesta quinta-feira (18), o procurador da República Ângelo Goulart Villela e do advogado Willer Tomaz. Os dois são acusados de envolvimento na Operação Greenfield.


Eles teriam tentado interferir nas investigações, que envolvem o Grupo J&F, e de atrapalhar o processo de negociação de acordo de colaboração premiada de Joesley Batista, um dos donos da JBS, que relatou tentativa de compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB).


Em nota, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, explicou que as prisões tiveram como base uma robusta documentação e foi pedida, por ele, com o objetivo de interromper as atividades ilícitas dos dois.


O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e executado por dois procuradores regionais da República, com o auxílio da Polícia Federal.


Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Procuradoria-Geral Eleitoral, que funciona no quinto andar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Os policiais levaram computadores e outras mídias. O vice-procurador-geral eleitoral, Nicolau Dino, acompanhou o caso.


Também foram feitas buscas e apreensões nos endereços residenciais e funcionais e pedido o afastamento do procurador de suas funções no Ministério Público Federal (MPF).


O procurador-geral, ainda, determinou a exoneração de Ângelo Goulart Villela da função de assessor da Procuradoria-Geral Eleitoral junto ao TSE, e revogou sua designação para atuar na força-tarefa do caso Greenfield.


Segundo o procurador-geral, a responsabilidade criminal do procurador e dos demais suspeitos será demonstrada no curso do processo, perante os juízos competentes.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo