logo Radioagência Nacional
Política

Ex-parlamentares são presos pela PF em Natal por favorecimento a empreiteiras

Operação Manus
Baixar
Priscilla Mazenotti
06/06/2017 - 07:33
Brasília

A Polícia Federal cumpre neste momento 33 mandados, sendo cinco de prisão preventiva – quando não há prazo-, seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte e no Paraná.

 

Entre os envolvidos, estão dois ex-parlamentares que teriam atuado politicamente para favorecer duas grandes construtoras envolvidas na construção de uma das arenas que recebeu jogos da Copa de 2014, a Arena das Dunas, em Natal. O sobrepreço chegaria a R$ 77 milhões de reais.

 

A investigação começou a partir de delações premiadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) de envolvidos na Lava Jato. Foram identificadas doações eleitorais oficiais, entre 2012 e 2014, que, segundo a Polícia Federal, eram na verdade pagamento de propina. Um dos investigados teria, inclusive, usado doações para a campanha eleitoral de 2014 em benefício pessoal.

 

Os acusados serão investigados por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A operação se chama Manus, numa referência a um provérbio latino que significa "uma mão lava a outra".

x