Gilmar Mendes reconhece diálogo com políticos e rebate pedido de impeachment

Judiciário

Publicado em 20/06/2017 - 01:10 Por Sumaia Villela, da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes falou nesta segunda-feira (19), no Recife, sobre o pedido de impeachment feito contra ele por juristas, estudantes e servidores públicos.

 

Para Mendes, o pedido de afastamento surgiu por causa do “momento politizado” do país. O ministro ainda confirmou que atuou junto a parlamentares para tratar de projetos de leis, ao responder sobre o teor da conversa telefônica com o senador afastado Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, gravada pela Polícia Federal.

 

Sonora: "O momento é muito politizado e sempre surge esse tipo de questão. Amizade eu tenho com vários políticos, estou em Brasília há muitos anos e tenho me dedicado inclusive, nesses diálogos com os políticos, em realizar a reforma política. Não vejo nenhum problema e tenho relações com todas as forças político-partidárias e isso é reconhecido. Em relação com o senador Aécio, nenhuma novidade também. Eu defendo a lei de abuso de autoridade há muito tempo."

 

No dia 14 de junho, um grupo de juristas liderado pelo ex-procurador-Geral da República Cláudio Fonteles protocolou, no Senado, pedido de impeachment contra o ministro do STF com base na gravação da conversa com Aécio Neves. O político mineiro pede que Gilmar Mendes interceda junto a parlamentares a favor de projeto de lei sobre abuso de autoridade.

 

O grupo também pediu que o Supremo Tribunal Federal e a Procuradoria-Geral da República investiguem se a conduta de Mendes é compatível com o cargo que ocupa. Outro argumento utilizado no pedido de impeachment foi que Gilmar Mendes cometeu crime de responsabilidade ao julgar Habeas Corpus do empresário Eike Batista. A esposa dele, Guimar, é sócia em um escritório de advocacia que representa o réu na área cível.

 

Sonora: “Uma bobagem que já foi esclarecida. A minha esposa atua num escritório de advocacia que não tem nada a ver com esse processo, que atuou em outro processo de recuperação judicial de Eike Batista. Não tem nada a ver com essa questão".

 

Gilmar Mendes também chamou os autores do pedido de impeachment de “falsos juristas”. Durante a palestra feita nesta segunda-feira (19) no Recife sobre os “desafios de governabilidade” no Brasil, a convite do grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco, o LIDE, um dos focos do seu discurso foi o avanço de promotores e juízes na área política, o que ele considera prejudicial para o país.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo