Julgamento da chapa Dilma-Temer é marcado por bate-boca e tensões

Plenário

Publicado em 10/06/2017 - 00:29 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O histórico julgamento do pedido de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, eleita em 2014, foi marcado por momentos inusitados. O filho do ministro Napoleão Nunes Maia foi expulso do plenário ao entrar com uma camisa polo, quando só é permitido acesso de terno e gravata.

 

O episódio irritou o filho do ministro e gerou tensão, pois não se sabia quem era o rapaz que não estava com roupas adequadas, exigidas pelo tribunal. Antes de proferir o voto, Nicolau fez questão de esclarecer que o filho foi apenas levar fotos da neta e criticou sites que afirmaram que um “homem misterioso” havia entregado um envelope para o ministro.

 

Napoleão Nunes Maia também protagonizou outra cena inusitada, quando desejou a degola de delatores da OAS e da JBS que o citaram em depoimentos.

 

A chamada ira do profeta pelo ministro foi sinalizada com o gesto de passar a mão no pescoço, sinalizando uma decapitação.

 

Outro momento incomum foi quando o procurador eleitoral, Nicolau Dino, pediu a suspeição do ministro Admar Gonzaga, sob o argumento de que ele foi advogado da campanha de Dilma Rousseff em 2010. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, condenou o pedido.

 

O ministro Admar Gonzaga se defendeu dizendo que o trabalho de advogado dele se encerrou em 2013 e não atrapalha o julgamento. Admar foi o último ministro a entrar no TSE, já indicado pelo pelo presidente Michel Temer.

 

Por unanimidade, os ministros negaram suspender Admar, mas o relator Herman Benjamin ressaltou que é preciso mudar a forma de compor os tribunais eleitorais.

 

Associações de procuradores saíram em defesa de Nicolau Dino e criticaram a postura de Gilmar.

 

Depois de se arrastar por mais de dois anos, o julgamento da ação do PSDB que pedia a cassação da chapa Dilma/Temer terminou com a absolvição dos acusados por 4 votos a 3.

Últimas notícias
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo