TCU aprova, com ressalvas, contas dos governos Dilma e Temer relativas a 2016

Fiscalização

Publicado em 28/06/2017 - 18:12 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Tribunal de Contas da União decidiu, por unanimidade, aprovar com ressalvas as contas da Presidência da República relativas ao ano passado. O ministro relator Bruno Dantas entregou o parecer aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

 

Bruno Dantas destacou os motivos que resultaram nas dez ressalvas feitas pelo TCU.

 

Das dez ressalvas, quatro são referentes ao mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff e seis ao do presidente Michel Temer. De acordo com o relator no TCU, somente no ano passado, Dilma e Temer editaram três leis e duas medidas provisórias concedendo benefícios tributários a alguns setores da economia.

 

Bruno Dantas afirmou que essa prática se tornou comum nos últimos dez anos e é difícil estimar quanto deixou de entrar nos cofres públicos devido às medidas que beneficiaram empresas. O ministro Bruno Dantas revelou o valor que poderia ter sido arrecadado nos últimos anos.

 

Pela primeira vez, o TCU julgou dois relatórios referentes ao mesmo exercício. Um relatório analisou as contas do dia primeiro de janeiro até 11 de maio de 2016, sob a responsabilidade de Dilma Rousseff. O outro se refere ao período de 12 de maio até 31 de dezembro, pelo qual Michel Temer é o responsável.

 

Isso ocorreu porque Dilma foi afastada no mês de maio do ano passado, durante o processo de impeachment, que começou exatamente com a rejeição das contas pelo TCU, devido às chamadas pedaladas fiscais.

 

O parecer do Tribunal de Contas da União segue para apreciação na Comissão Mista de Orçamento e, depois, será votado por deputados e senadores, em plenário.

 

Com colaboração de Lucas Pordeus León.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo