Janot pede de novo prisão de Aécio Neves ao STF

Inquérito

Publicado em 31/07/2017 - 21:25 Por Victor Ribeiro - Brasília

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, voltou a pedir para o Supremo Tribunal Federal a prisão preventiva do senador Aécio Neves, do PSDB. Ou, pelo menos, medidas cautelares como o afastamento do mandato parlamentar e o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão cabe ao relator da ação, ministro Marco Aurélio Mello.

 

Para Janot, a prisão de Aécio é uma medida urgente, para preservar a ordem pública e a investigação. O procurador destacou que o Supremo já autorizou a prisão de outro senador em exercício. No caso, Delcídio do Amaral.

 

O novo pedido de prisão se refere ao inquérito que envolve Aécio; a irmã dele, Andrea Neves; o primo deles, Frederico Pacheco; e Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zezé Perrela, do PMDB. Após a delação premiada do grupo JBS, todos eles foram denunciados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e embaraço a investigação criminal.

 

É a segunda vez que a Procuradoria-Geral da República pede a prisão de Aécio Neves neste inquérito.

 

Na delação, o empresário Joesley Batista contou que Aécio Neves pediu R$ 2 milhões em propina. O senador mineiro também teria tentado interferir na distribuição dos inquéritos dentro da Polícia Federal.

 

Em nota, a defesa de Aécio afirmou que Rodrigo Janot repetiu os mesmos argumentos já rejeitados pelo ministro Marco Aurélio, no primeiro pedido de prisão. Acrescentou que, ao insistir na prisão do senador, a manifestação da procuradoria ignora princípios elementares de um Estado democrático e pretende substituir a Constituição.

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo