logo Radioagência Nacional
Política

Sindicalistas buscam alternativa para fim da cobrança do imposto sindical obrigatório

Trabalho
Baixar
Kariane Costa
21/07/2017 - 23:27
Brasília

Insatisfeitos com o texto final da reforma trabalhista, que colocou um fim a cobrança do imposto sindical obrigatório, sindicalistas vieram até o Planalto nesta quinta-feira (20) para tentar achar uma alternativa.


Em conversa com o presidente Michel Temer, a solução proposta é uma contribuição voluntária, que seja acordada em assembleias dos trabalhadores. É que explica, o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, conhecido como Juruna.

 

Ainda de acordo com Juruna, na prática, como todos os trabalhadores são beneficiados pelo acordo coletivo, todos passariam a contribuir com o financiamento de sua entidade sindical.

 

A expectativa dos dirigentes é que essa regulamentação venha por meio de medida provisória, que está no Congresso, já que o texto principal da reforma trabalhista foi aprovado na última semana.

 

A MP é um compromisso do governo com o Senado, para alterar alguns pontos polêmicos da reforma trabalhista, como a jornada intermitente, e o trabalho de gestantes em locais insalubres.

 

O líder do governo enviou o texto prévio da MP para o Congresso, mas nos pontos enviados, a contribuição sindical não aparece.

 

Estiveram presentes na reunião dessa quinta-feira, entre outros, representantes da Central dos Sindicatos Brasileiros, a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores e a Central dos Trabalhadores. A CUT e a Nova Central Sindical de Trabalhadores não participaram do encontro.


Em sua página na internet, a CUT criticou a reunião, mas defendeu o fim do imposto sindical.

x