Alvo de operação da PF, Maggi nega ter agido de forma ilícita ou tentado obstruir Justiça

Nota

Publicado em 14/09/2017 - 15:48 Por Danyele Soares - Brasília

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Malebolge, que é a 12ª fase da Operação Ararath. A ação cumpre mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em 65 endereços nos estados de Mato Grosso, São Paulo e em Brasília.


Um dos alvos desses mandados foi o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Além dele, também são investigados deputados estaduais; empresários; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, do PDMB e conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Cinco conselheiros foram afastados.


A ação investiga a prática de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira e crimes contra a ordem tributária. Também apura a prática de obstrução às investigações, porque, segundo os investigadores, suspeitos teriam pagado um colaborador para mudar a versão de depoimentos e pagado um investigado para não firmar um acordo de colaboração.


O esquema foi descoberto durante as investigações da Operação Ararath, a partir da apreensão de diversos documentos e depoimentos prestados por colaboradores, entre eles, o ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa.


Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a organização criminosa se instalou no alto escalão do governo do estado e funcionou, especialmente, entre 2006 e 2014.


A Operação Malebolge é uma referência ao oitavo círculo do Inferno de Dante.


Em nota, o ministro Blairo Maggi negou que tenha agido de forma ilícita dentro das ações do governo ou para obstruir à Justiça. Disse que jamais aceitou qualquer ação para que houvesse "mudanças de versões" em depoimentos de investigados. Destacou que tem total interesse na apuração da verdade e chamou de mentirosas as afirmações do ex-governador Silval Barbosa de que Maggi teria feito pagamentos ao então secretário Eder Moraes para acobertar qualquer ato.


Por fim, Maggi disse que respeita o papel da Justiça. Mas deixou claro que usará todos os meios legais para se defender e restabelecer a verdade.


Também em nota, o Tribunal de Contas de Mato Grosso informou que suspendeu a sessão plenária e o expediente administrativo para não atrapalhar a operação.


Em nota, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro afirmou que colabora com a Justiça e aguarda o inquérito ser instaurado para apresentar defesa e apurar a verdade.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo